Falar de maneira aprofundada sobre o ferro, a sua função e como ele funciona no nosso organismo.

Falar dos casos de deficiência de ferro principalmente nas crianças e em mulheres em idade fértil e os sintomas que causam dessa falta de ferro. E por último falar da importância da suplementação e como algumas pessoas podem ter dificuldade na absorção do mineral.

Introdução:

Quase dois terços do ferro corporal são encontrados nas hemácias circulantes como parte da hemoglobina, como o ferro restante presente na forma de armazenamento, mioglobina e muitas enzimas envolvidas em várias funções fisiológicas.

Função do ferro

O ferro é um elemento essencial para quase todos os organismos vivos, pois participa de uma ampla variedade de processos metabólicos, incluindo transporte de oxigênio, regulação e proliferação celular, síntese de ácido desoxirribonucleico (DNA) e transporte de elétrons nas mitocôndrias. No entanto, como o ferro pode formar radicais livres, a sua concentração nos tecidos do corpo deve ser rigorosamente regulada porque em quantidades excessivas pode causar danos nos tecidos.

Dessa forma, é compreendido que o ferro além de ser fundamental no transporte de oxigênio, também participa de muitos sistemas enzimáticos no corpo e é um oligoelemento importante na manutenção das atividades básicas da vida celular.

Como o ferro funciona no nosso organismo?

Portanto, como o ferro pode formar radicais livres, a sua concentração nos tecidos do corpo deve ser rigorosamente regulada porque em quantidades excessivas pode causar danos nos tecidos. Dessa forma, é compreendido que o ferro além de ser fundamental no transporte de oxigênio, também participa de muitos sistemas enzimáticos no corpo e é um oligoelemento importante na manutenção das atividades básicas da vida celular.

O ferro é necessário para várias funções celulares, incluindo entre outros processos enzimáticos, síntese de DNA, transporte de oxigênio e geração de energia mitocondrial. Como tal, os sintomas da deficiência de ferro podem variar bastante. Falta de ar, fadiga, palpitações, taquicardia e angina podem resultar da redução dos níveis de oxigênio.

O ferro é um componente vital de várias enzimas envolvidas em muitos processos biológicos, incluindo transporte de oxigênio, biossíntese de DNA e geração de energia celular. Além disso, a atividade biológica do ferro depende principalmente das suas propriedades eficientes de transferência de elétrons. Tem a capacidade de aceitar ou doar elétrons durante a conversão entre o ferro férrico e o ferro ferroso, funcionando assim como um cofator catalítico em diversas reações bioquímicas.

Ferro em alimentos

O ferro dietético ocorre em duas formas: heme e não-heme. As principais fontes de ferro heme são hemoglobina e mioglobina provenientes do consumo de carne, aves e peixes, enquanto o ferro não-heme é obtido de cereais, leguminosas, legumes, frutas e vegetais. O ferro heme é altamente biodisponível e os fatores dietéticos têm pouco efeito na sua absorção, enquanto a absorção do ferro não-heme é muito menor e fortemente influenciada pela presença de outros componentes alimentares.

O crescimento e o desenvolvimento aumentam a procura de ferro e outros nutrientes, especialmente em mulheres grávidas, lactantes e crianças. As consequências da deficiência de ferro para a saúde em crianças e adolescente são crescimento atrofiado, desenvolvimento cognitivo prejudicado e desempenho mental e motor deficiente.

A deficiência de ferro mesmo sem anemia, causa fadiga e efeitos prejudiciais à cognição e à saúde mental em mulheres em idade fértil. Em adultos, a deficiência de ferro prejudica a capacidade de memória, a capacidade de atenção e o desenvolvimento cognitivo, resultando em até 30% de prejuízo no desempenho físico.

Referências:

 

1. Kumar SB, Arnipalli SR, Mehta P, Carrau S, Ziouzenkova O. Iron Deficiency Anemia: Efficacy and Limitations of Nutritional and Comprehensive Mitigation Strategies. Nutrients. 2022 Jul 20;14(14):2976. doi: 10.3390/nu14142976. PMID: 35889932; PMCID: PMC9315959.

 

2.Hanif N, Anwer F. Chronic Iron Deficiency. [Updated 2023 Aug 8]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2024 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK560876/